Dicas linguísticas na quarentena
Neste deserto árido que todos estamos a atravessar, sem termos ainda um refrescante oásis à vista, são as palavras que nos ligam de perto e à distância. São elas que carregam os abraços e os afetos que não podemos dar. E se à distância oferecemos sempre palavras mais, não nos podemos esquecer que os que estão perto têm igual direito de as receber em doses generosas.
Na crónica de hoje, partilho consigo algumas dicas úteis para que saiba usar as palavras com sabedoria e inteligência emocional. Para que tenhamos todos cada vez mais consciência do poder das palavras na nossa vida.
1. Leia muito e bem
É muito importante que, mesmo confinados a quatro paredes, tenhamos contacto regular com a leitura e sejamos frequentemente expostos à forma de registo cuidado das palavras. A leitura enriquece o nosso vocabulário, aperfeiçoa a nossa competência linguística, estimula a criatividade, abrindo novos horizontes sociais e culturais.
Assim, aproveite esta quarentena para ler muito e bem. Para oferecermos palavras mais, temos de as receber primeiro.
2. Fale menos, ouça mais.
Vivemos num mundo repleto de ruído. Precisamos cada vez mais de silêncio, precisamos cada vez mais de parar para escutar o outro. Ouvintes atentos, genuinamente interessados no outro. Nesta altura em particular, em que as nossas emoções estão ao rubro, não sinta a tentação de mostrar o seu ponto de vista numa situação de conflito; ouça primeiro, fale depois. Ponha-se no lugar do outro e compreenda a sua posição.
Se deseja ter relações familiares saudáveis e felizes, então, pare e escute não só com os ouvidos, mas com os olhos e com a alma.
3. Critique menos, elogie mais
As críticas, além de armas destruidoras de relacionamentos, são inúteis, porque não surtem o efeito desejado: mudar comportamentos. Críticas destrutivas e palavras negativas magoam, entristecem, esmagam a nossa autoestima e dignidade. Uma palavra negativa dirigida a um filho, por exemplo, não arruína apenas uma refeição ou um serão, que se deseja harmonioso e feliz. Pode ter implicações nefastas a longo prazo. Vários estudos mostram que palavras negativas geram emoções negativas e emoções negativas geram comportamentos agressivos.
Em vez disso, sejamos diariamente gratos, usando palavras de reconhecimento e gratidão até pelas pequenas coisas. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe, mas também, e sobretudo, a quem as oferece.
4. Evite batalhas verbais
“A única forma de vencer uma discussão é evitá-la”. Este é um sábio conselho de Dale Carnegie, um dos mestres da inteligência emocional.
Não é difícil adivinhar como termina a maior parte das discussões: com cada pessoa ainda mais convencida da sua absoluta razão. Mas por que motivo é raro conseguirmos vencer uma discussão? A resposta é simples: quando dizemos ao outro que ele está errado, não estamos a atacar a sua opinião, mas, sim, o seu orgulho e autoestima.
Assim, evite batalhas verbais, resolva os conflitos não com agressividade, mas sim com assertividade, mostrando a sua posição com clareza e serenidade; fale pausadamente, não eleve o tom de voz e não permita que a ira o domine. Vale a pena lembrar Provérbios 18:21: “a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”.
5. Use e abuse de palavras positivas
Sempre que recebemos uma mensagem calorosa, repleta de palavras afetuosas que nos alegram o coração, o nosso dia fica mais colorido, verdade? Quando alguém é generoso connosco em elogios: “És uma pessoa maravilhosa, sempre pronta a ajudar os outros”, sentimos seguramente uma enorme felicidade. Sempre que nos mimam com adjetivos carismáticos: “Muito obrigada pela tua preciosa ajuda”, colocam de imediato um sorriso no nosso rosto. E se numa manhã rabugenta nos oferecem uma calorosa saudação: “Bom dia, como tem passado?” Alguém se preocupa connosco! Estas são algumas palavras mágicas na comunicação, que mimam, confortam e aquecem o coração.
Se desejamos relações familiares e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos de palavras positivas na nossa vida. Palavras que edificam, que trazem bênção e que podem tornar-nos pessoas cada vez melhores.